O que faz um arquiteto?

O que faz um ARQUITETO? Essa dúvida ainda existe na cabeça de muitas pessoas. Como não dá para falar tudo em um pequeno texto, vou conversar a respeito do que um arquiteto faz num projeto comum de residência, por exemplo.

 

A primeira coisa que o arquiteto faz é OUVIR o cliente. É preciso entender sua necessidade, sua rotina e seus desejos. É preciso tentar captar os sonhos do cliente, mesmo que ele tenha dificuldades de expor. Tem mais, ainda no início do processo o arquiteto estuda a localização do imóvel, suas condições topográficas e climáticas, e ainda pesquisa sobre a legislação de construção local e as normas técnicas obrigatórias.

 

Em seguida o arquiteto reúne essas informações que o cliente gerou e acrescenta outros conteúdos importantes como: cultura local, materiais disponíveis, estimativa orçamentária, e claro, seu GOSTO estético e seu desejo artístico próprio.

 

Com esse “mise en place” generoso o arquiteto está pronto para criar seu produto: a casa. Ele combina essas informações multidisciplinares para enumerar os ambientes necessários da casa, colocar cada um desses ambientes na sua melhor posição, definir  suas dimensões, aberturas, revestimentos e acabamentos. Projetar escadas, rampas, acessos e circulações. Definir materiais de construção, definir estruturas e coberturas. Propor composições de luzes; criar lagos, piscinas; projetar jardins e áreas externas de convívio. Criar soluções inovadoras para detalhes difíceis. Tudo, e ao mesmo tempo, costurado com sua pesquisa inicial, para que no fim o cliente tenha certamente a MELHOR casa para ele.

 

Mas não para por aí, após a fase de criação da casa e a necessária aprovação do cliente, o arquiteto transforma todo esse trabalho em documentos valiosos: desenhos técnicos, desenhos artísticos, gráficos, planilhas, textos, explicações e especificações, explicando detalhadamente o que deve ser feito para que essa história rica e instigante se MATERIALIZE em arquitetura construída. Para que o projeto se materialize em casa pronta.

 

Pois bem, podemos dizer então que o que o arquiteto faz é criar um “objeto” (ou vários) combinando diferentes temas, de forma a possibilitar a materialização desse objeto em uma arquitetura construída, com a melhor QUALIDADE possível, para cada diferente pessoa. Somente um arquiteto (a) é capaz de fazer isso. É isso que ele (a) faz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *